Casado, 40anos e pai de uma filha, o empresário mineiro Gustavo Penido, presidente da rede de franquias The Best Idiomas e Informática está há 18 anos no mercado e é destaque no cenário internacional de franquias. Ele foi indicado pela Europe Business Assembly (EBA}, organização não governamental britânica com sede em Oxford, para concorrer ao Prêmio Prestígio Internacional (Prestigious lnternational Award) na categoria Melhor Gestor do Ano.
Entre as empresas e gestores internacionais dos mais diferentes setores, a franquia da The Best Escola de Idiomas e Informática foi indicada para receber o Best Enterprise devido aos critérios de classificação: atração de investimentos, alta tecnologia, qualidade e pessoal e métodos modernos de gestão profissional. A pesquisa foi realizada pelos centros de análise da Europe Business Assembly (EBA}, conhecida como Comissão Sócrates.
De acordo com Gustavo, a indicação significa a visibilidade da empresa e dele como gestor no cenário internacional ambos, com certeza, frutos de seus estudos de Certificado Franchise Executive na International Franchising Association, no ano passado. A acreditação entregue recentemente pela IFA, nos Estados Unidos, comprova o conhecimento máximo no campo de franchising, em nível mundial. Para conseguira certificação é necessário ter experiência comprovada em franquia, créditos em educação e participação em eventos e cursos patrocinados pela IFA.
Formado em administração de empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais {UFMG), Penido tem em seu currículo o MBA em franquia pela Nova Southeastern University (Flórida, EUA} e MBA pelo Jbmec em administração de negócios e administração marketing e certificado Franchise Executive. A The Best oferece aulas de inglês, espanhol italiano, alemão, francês e cerca de 50cursos de informática. Atualmente, a empresa conta com seis unidades em Belo Horizonte e franquias em cidades do interior de Minas.
Por que você optou por esta profissão?
Tinha a ver comigo. Gostava de negócios e queria seguir carreira. Gostava das matérias relacionadas. Fiz orientação vocacional e procurei conversar com pessoas experientes. Já trabalhava há cinco anos em auditoria externa e não via muito resultado no meu trabalho. Queria liberdade de atuação e construir algo. u1n negócio próprio era o 1neu sonho.
Como nasceu o ideia de fundar a empresa?
Não gostava do emprego em que trabalhava no ramo de auditoria. Estava con1 22 anos, não gostava de minha chefia e estava desmotivado. Não gostava do meu segmento de atuação e não me sentia valorizado. Então. eu e um primo saímos dessa empresa e fundamos uma escola no Bairro Gutierrez (Região Oeste de BH). É claro que era outro tempo. Dificilmente os jovens de hoje teriam coragem para fazer o que fizemos.
Quando foi que despertou em você o interesse por montar uma empresa de idiomas e informática?
En1 relação à profissão atual. pensava na possibilidade de crescimento. de não ter chefe, fazer meu próprio horário, de ter liberdade e construir algo. A possibilidade de ganhos de escala também me atraiu. Trabalhar com gente e ter crescimento ilimitado foram fatores fundan1entais pela opção do negócio. Além disso tinha o inglês fluente e achei que tinha a ver com o ramo de atuação. Acreditava no serviço a ser oferecido no mercado e me arrisquei.
Fole um pouco de suo formação.
Quando tinha 15 anos fiz um intercâmbio nos Estados Unidos, na Pensilvânia. Meu inglês era regular e depois de seis meses se tornou muito bom em função dessa imersão. Acredito que o choque cultural me fez crescer e amadurecer. Aos 17, passei no vestibular da UFMG para o curso de administração de empresas e, ao longo deste, fiz vários estágios, até que comecei a trabalhar no segmento de auditoria externa em uma empresa multinacional. Na época cursava a graduação no período da manhã mas tive que mudar para a noite em decorrência do serviço. Então trabalhava de dia e estudava à noite. Viajei muito a trabalho tive uma boa escola profissional mas depois de cinco anos queria dar outros voos e sentir mais liberdade. Mesmo com o negócio próprio continuei investindo nos estudos e fiz dois MBA no Ibmec – negócios e marketing – para aprimorar os meus estudos e também para manter minha empregabilidade. Ao mesmo tempo, dava aulas de inglês para manter o domínio do idioma e também ter um salário indireto para manter minha economia de custos. Apôs o MBA fiquei estudando somente com revistas da área até que comecei a me especializar em franchising, franquias nacionais e internacionais. Fiz vários cursos em São Paulo com consultorias paulistas, participei de fóruns, fiz contatos e apostei novamente no aprendizado. Fiz um MBA em franchising em Fort Lauderdale, nos EUA, e ainda uma especialização da IFA me tornando um executivo chancelado pela Associação Internacional de Franquias com o título de Certified Franchise Executive.
A veio empreendedora foi decisivo para transformar o desejo em realidade?
Com certeza. A criação de algo do zero até a formatação completa do negócio, com seus erros e acertos, não seria possível sem o perfil empreendedor. E não seria possível também se eu não tivesse feito a quantidade de especializações e MBAs nos quais investi.
É difícil sobreviver neste mercado?
Sim. Este é um mercado muito pulverizado e competitivo. Há grandes redes franqueadoras, escolas com marca própria, professores de idiomas trabalhando de forma individual. Tudo isso gera alta concorrência, mas é um mercado em ascensão no Brasil, visto nosso imenso déficit educacional.
O mercado de Belo Horizonte é diferente do de outros estados?
Sim. Em função de ser um mercado bem saturado, como todo o Sul e Sudeste do Brasil. Há menos competição no Norte e Nordeste e no interior de Minas.
O que não pode faltar o um bom profissional que queira investir nesse segmento?
Carrego alguns valores comigo que me foram ensinados por meus pais e procuro sempre passar isso aos meus funcionários: Ética, seriedade, trabalho duro, trabalho com inteligência, liderança, empalia e flexibilidade.
Sobretudo, a vontade de vencer e ter criatividade. Ter espírito empreendedor também é importante. Para o sucesso conjunto da rede The Best é fundamental que nossos parceiros também tenham esse espírito. A disciplina organizacional, o espírito associativo e participativo, a capacidade de aceitar regras sem prejuízo da iniciativa e receptividade ao diálogo também são características que, somadas à idoneidade moral e financeira, se identificam com o perfil do franqueado The Best.
A experiência empresarial é desejável, mas não essencial, já que fornecemos apoio efetivo aos nossos franqueados nas múltiplas áreas de seu novo negócio. O conhecimento do idioma inglês é igualmente desejável, mas não obrigatório. Entre as características do perfil ideal de nossos franqueados, ressaltaria o espírito de liderança, a coragem para correr riscos, o espírito empreendedor, a flexibilidade para a negociação, valores éticos amadurecidos, facilidade de relacionamento, sociabilidade, desejável formação superior e a crença na educação como forma de crescimento humano.
Qual o segredo do sucesso de sua empresa?
Trabalho e perseverança. Ao longo do tempo criamos toda a metodologia pedagógica para o ensino de idiomas e da informática. Temos toda coleção de livros próprios de idiomas inglês e espanhol e software de treinamento de inforn1ática completo para os 52 cursos de informática divididos em vários pacotes por área de interesse. Somos unia escola com uma operação própria em Belo Horizonte e lançando franquias. Somos membros da Associação Brasileira de Franchising. Ao longo do tempo, conseguimos experiência e formamos toda uma equipe de colaboradores motivados, pois sem pessoas sua empresa não cresce.
Qual o diferencial de sua empresa?
Acredito que seja a qualidade e foco no aluno para o seu aprendizado. O fato de o material de ensino de idioma e informática ter sido desenvolvido e aprimorado por nossa equipe leva aos nossos alunos algo exclusivo e diferente. Por exemplo, não é possível achar ou comprar nossas apostilas virtuais nas livrarias ou no mercado, só na The Best mesmo. Além disso, fazemos várias ações ao longo do ano para integrar ainda mais os alunos com os professores para eles se identificarem cada vez mais com a The Best. São ações desde festa de Halloween a campanhas solidárias para arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças. Já fizemos campanhas de doações de sangue, Natal solidário, campanha do leite para as crianças, ação de imersão no Hopi-Hari, visitas ao lnhotim. Como temos seis escolas com ótima estrutura em Belo Horizonte (duas na região central, urna unidade nos bairros Funcionários e São Pedro, e uma nas regiões do Barreiro e Venda Nova, podemos oferecer comodidade ao nosso aluno para ele estudar mais próximo de onde trabalha ou mora.